Em "Terra e Paixão", a personagem Agatha, interpretada por Eliane Giardini, se verá diante de uma situação angustiante. Seu filho, Jonatas, interpretado por Paulo Lessa, ficará paraplégico após se colocar na frente de um tiro destinado a Aline, papel de Barbara Reis. Essa trágica reviravolta fará com que Agatha encare Antônio, vivido por Tony Ramos, seu ex-marido, acusando-o de ser o responsável pela paraplegia de Jonatas.
O confronto ocorre quando Agatha se depara com Antônio. Ela será direta e acusatória, dizendo: "O que você fez com o meu Jonatas, eu jamais vou perdoar, Antônio!" Antônio tentará se fazer de inocente, mas Agatha não recuará. Ela dirá: "Pode ser que ainda exista alguém no mundo que acredite na sua conversa fiada, Antônio, mas eu não!"
A mulher continuará sua acusação, alegando que Antônio tentou matar Aline, e que Jonatas se tornou um herói ao protegê-la. Ela descreverá Antônio como um "assassino frio e cínico". Antônio pedirá que Agatha não o difame, mas ela não se deixará intimidar: "Se o Jonatas ficar paraplégico e nunca mais puder andar, você se prepare, Antônio!"
Nesse momento, Antônio revelará sua verdadeira natureza, zombando de Agatha. Ele questionará o repentino amor dela por Jonatas, lembrando que ela o havia abandonado. Agatha admitirá seus erros como mãe, demonstrará seu arrependimento e continuará fazendo ameaças.
"Mas não foi para falar sobre os erros do passado que eu vim aqui. Eu só vim para que você saiba que estou com muita raiva de você. Fique esperto, Antônio!" Agatha gritará. Antônio, por sua vez, reagirá de maneira debochada, dizendo: "Eu nem vou dormir esta noite."
"Isso, e reze para Jonatas se recuperar, porque disso pode depender a sua vida!" Agatha disparará, deixando Antônio temeroso com suas ameaças.
"Terra e Paixão" é uma novela escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, com um elenco estelar que inclui Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur, e a direção artística é de Luiz Henrique Rios.